Galvanômetro
O galvanómetro(português europeu) ou galvanômetro(português brasileiro) é um dispositivo utilizado, pela sua sensibilidade, para detectar e medir correntes elétricas (contínuas) de pequena intensidade e, esta presente como componente nos amperímetros, usados para medir correntes elétricas mais intensas, e voltímetros, usados para medir diferenças de potencial elétrico.
Quando uma carga elétrica puntiforme, com certa velocidade, é lançada em uma região onde existe um campo magnético, dependendo da orientação do vetor indução magnética, veremos que a carga fica sujeita a uma força magnética também chamada de força de Lorentz. Sendo assim, quando essa carga é lançada em um campo magnético e pode assumir no interior do campo diversos tipos de movimento, conforme a direção de sua velocidade em relação ao campo magnético.
Se porventura colocarmos um fio condutor retilíneo imerso em um campo magnético veremos que esse fio também fica sujeito a uma força magnética. O que podemos perceber dessa interação é que a força magnética que atua em um condutor percorrido por uma corrente elétrica, quando colocado em um campo magnético, é utilizada em uma grande variedade de aparelhos, como os já citados amperímetros e voltímetros, assim como motores e os galvanômetros.
Os galvanômetros de alta precisão podem medir correntes até 10-12 A.
HISTÓRIA DO GALVANÔMETRO
Em 1820, durante uma aula de Eletricidade, ao aproximar uma bússola de um fio percorrido por corrente. Observou que a agulha se movia, até se posicionar num plano perpendicular ao fio. Quando a corrente era invertida, a agulha girava 180º, continuando a se manter nesse plano. Esta foi a primeira demonstração de que havia uma relação entre eletricidade e magnetismo.
Esse efeito, que foi chamado efeito de Oersted.
Em Julho de 1820 Hans C. Oersted divulgava a descoberta do electromagnetismo através de um panfleto,escrito em latim,onde era descrita uma experiência que mostrava a