Radilogia
Prof: Alexandre Nojoza Amorim
Diciplina: Biossegurança
Pesquisa Sobre Risco Biológico
Teresina, 13 de março de 2012
Risco biológico no ambiente hospitalar e sua importância para o Tecnólogo em Radiologia
O risco biológico é intensivamente encontrado no ambiente hospitalar, pois este reúne densa população microbiológica, infecções cruzadas, contato com sangue e outros fluidos corporais, manipulação de amostras patológicas, deficiência de higiene e de limpeza na lavagem das mãos, falha nos processos de desinfecção,esterilização e assepsia.
Os riscos biológicos abrangem doenças transmissíveis agudas e crônicas, parasitoses, reações tóxicas e alérgicas a plantas e animais. Esse risco é representado para os trabalhadores de saúde principalmente pelas infecções causadas por bactérias, vírus, richettsias, clamídia e fungos. Na maioria das vezes,devido ao contato que os profissionais têm com o paciente infectado, o próprio rosto(conjuntiva ocular, mucosas da boca e do nariz) ao alcance do ar por eles expirado,ao contato com os respingos de sangue e outros fluidos corporais, quando de procedimentos invasivos, vômitos, tosses, espirros.
As maiores fontes de contaminação são através do contato mão-boca, o contato mão-olho, os cortes e feridas superficiais na pele exposta e perfuração cutânea. A importância para o Tecnólogo em Radiologia
Existe uma grande movimentação no ambiente hospital com pacientes aguardando atendimento e trânsito de veículos como cadeira de rodas e macas transportando pacientes para realização de radiografias.
Os funcionários constantemente estão expostos a radiações intensas, como também manuseiam produtos perigosos como fixadores e reveladores, necessários ao processo de trabalho, existe intensa repetitividade, responsabilidade e contato direto com pacientes com diversas patologias, muitas vezes, ainda desconhecidas. O risco da superexposição a radiações poderá trazer problemas gravíssimos e se