Crime e castigo
Fiódor Dostoiévski
A história começa num certo dia de julho, em São Petersburgo. Um jovem pobre, ex-estudante, chamado Rodion Romanych Raskolnikov (também conhecido como Rodya), sai de seu apartamento bastante preocupado com alguma coisa. Ele vai até o apartamento de Alyona Ivanovna, uma agiota, onde ele tenta tomar uma decisão sobre o problema que o incomoda tanto.
Ele tinha penhorado alguma coisa com esta mulher no mês anterior, e agora empenha um velho relógio por muito menos do que ele esperava. Ele observa cuidadosamente o ambiente e os movimentos da mulher, e se despede depois de mencionar algo sobre voltar mais tarde para um novo negócio.
Atormentado, ele vaga pelas ruas e entra numa taverna, pensando que se sentirá melhor após comer e beber alguma coisa. Ele encontra Semion Zakharovich Marmeladov, um militar aposentado que está bastante bêbado. Marmeladov conta a história da sua vida para Raskolnikov, incluindo sua exigente esposa Katerina Ivanovna, seus três filhos pequenos e sua filha mais velha, Sonya, que teve que se prostituir para conseguir dinheiro para a família. Marmeladov tinha conseguido uma posição recentemente mas a tinha perdido quase de imediato devido ao seu alcoolismo. Ele tinha saído de casa há cinco dias, tendo roubado o dinheiro do seu salário e gasto tudo em bebida.
Marmeladov pede a Raskolnikov para levá-lo para casa. Rodion o ajuda e presencia Katerina Ivanovna atacar seu marido e arrastá-lo pelos cabelos. Ela expulsa Raskolnikov, supondo que ele seja um companheiro de bebedeiras do seu marido. Ao sair, ele discretamente deixa um punhado de moedas no peitoril da janela. Após ir embora, ele lamenta seu ato, mas não pode voltar para pegar o dinheiro.
No dia seguinte, ele desperta ainda se sentindo cansado. Natasya, a criada da senhoria, entra trazendo um pouco de chá para ele, bem como os restos do jantar da véspera. Como ele estava com o aluguel atrasado, a senhoria tinha parado de enviar o jantar para ele.