G- estar junto
Objetivo: Orientações sobre cuidados da saúde da gestante, e primeiros cuidados do bebê na Unidade de PSF de Itabira.
Objeto: Grávidas adolescentes com idade de 13 a 20 anos nas Unidades de PSF de Itabira, que tiverem um número de gestantes adolescentes maior que 10.
Justificativa: O projeto consiste em criar um grupo de vivências para adolescentes grávidas, buscando em reuniões mensais, o melhor enfrentamento e conhecimento do que é “estar grávida”, e suas responsabilidades a partir daquele momento, além disso, o grupo G - ESTAR JUNTO, busca alternativas para garantir rendas ocupação e retorno destas gestantes a escola.
Objetivo: A sexualidade nos últimos tempos tem começado cada vez mais cedo e o nº de adolescentes grávidas vem aumentando cada vez mais. Nesta fase da vida a adolescente tem muitas dúvidas quanto ao seu próprio desenvolvimento e estas aumentam quando acontece uma gestação.(OMS - Organização Mundial de Saúde). Muitas gestantes não encontram apoio na família por preconceitos ou rigidez de valores morais, e também não encontra apoio nos seus parceiros que muitas vezes são adolescentes também e tem as mesmas dúvidas. O apoio que estas gestantes necessitam será encontrado muitas vezes na unidade de Saúde com a equipe que irá acolhe-la e orientá-la neste difícil processo de amadurecimento e desenvolvimento pelo qual estará passando onde ela será preparada para uma nova fase de sua vida.
INTRODUÇÃO
A gravidez entre adolescentes vem adquirindo importância cada vez maior, não somente devido aos números crescentes em diversos países, mas também pelas importantes repercussões psicológicas, sociais e demográficas que acarreta. Nos últimos 20 anos, as taxas de gravidez na adolescência vêm aumentando em todo mundo, principalmente nos países em desenvolvimento e nos Estados Unidos.(PNSD – Programa Nacional sobre Demografia e Saúde). No Brasil, a gravidez na adolescência configura-se atualmente, como