ICS apontamentos
Conhecimento
O Homem é um ser existencial, tem de interpretar a si e ao mundo em que vive, atribuindo-lhes significações. Cria intelectualmente representações significativas da realidade. A essas representações chamamos de conhecimento.
Tipos de conhecimento:
Senso comum: baseia-se na vivência espontânea da vida e é usado desde o surgimento do homem. É o saber adquirido através de experiências vividas ou ouvidas do quotidiano. Engloba costumes, hábitos, tradições normas éticas e tudo aquilo que se necessita para tentar viver. Segundo Lakatos: é valorativo, superficial, subjetivo, assimétrico, e acrítico (baseia-se na aparência, nos dados imediatos, refere-se a vivências).
Mítico: Tenta explicar os fenómenos da natureza através de representações sobrenaturais que não são logicamente raciocinadas nem resultantes de experimentação científica. Crença em figuras mitológicas (seres fantásticos) e nas suas lendas, sendo estes a explicação de qualquer existência.
Teológico ou religioso: Fundamenta-se na fé e na razão. Parte da compreensão e da aceitação da existência de uma divindade que seria a razão de ser de todas as coisas.
Técnico: Trata-se de um tipo de conhecimento que auxilia o homem a agir no mundo levando-os às mais diversas atividades visando à produção técnica da vida. Está voltado para a aplicação prática e a operacionalização do conhecimento científico.
Artístico/estético: É mais voltado para os nossos sentimentos e para as questões estéticas (aparência). Valoriza as experiências estéticas, proporcionando refinamento do espirito ao oferecer uma relação com o senso do gosto, do belo e do feio. Experimenta a beleza e extrai dela a matéria fundamental para o refinamento de si mesmo.
Científico: É racional, vem das experiencias, observações, comprovações e induções. É sistemático, prevendo a experimentação, validação e comprovação daquilo que se pretende provar. Não está “preocupado” com questões