Circuitos trifásicos equilibrados
1- Objetivo
* Rever as relações de tensão, corrente, potência e diagramas de fasores em sistemas trifásicos. * Analisar o comportamento dos sistemas trifásicos para ligações estrela e triângulo. * Introduzir o estudo do comportamento de redes, quando excitadas por fonte de seqüência positiva, negativa e zero.
2- Materiais utilizados
* 01 – Variac * 01 – Multímetro digital, MINIPA ET-2042C * 01 – Alicate amperímetro digital, ICEL AW 3500 * 01 – Medidor RLC * 01 – Medidor de seqüência de fase 100-500V – 60Hz – GANZ * 03 – Bobinas de 1200 espiras (Ri = 14,5 Ω) * 01 – Bobina com 100 espiras * 01 – Banco de 6 resistores de 122 Ohms * Cabos com pinos tipo banana
3- Procedimento Experimental
C-1) Determinação das impedâncias
Determinação do módulo e argumento das impedâncias que deverão ser ligadas com as resistências de 61Ω no item 4.2.
Z
R
XL
φ
Sabemos que =
E ainda
Portanto, obtendo-se pela medida da tensão e corrente na impedância, podemos obter XL de duas maneiras: * Medindo-se R em corrente contínua através de uma ponte de Weatstone, determina-se φ que é o arco cujo . Com o valor de φ, obtêm-se sen φ e é possível obter . * Analogamente ao processo anterior, com a diferença de que o valor de cos φ é obtido por medida direta. Assim tem-se: cos φ φ sen φ
O segundo processo permite obter melhor precisão, pois a medida de R com a ponte introduz maior erro que a leitura direta do cos φ.
1. Montar o circuito abaixo:
2. Estudar a posição do voltímetro (1, 2 ou 3) que introduz menor erro na leitura.
Comentário: a posição 3 foi adotada para a medição.
3. Para vários valores de tensão aplicada à impedância com a freqüência constante, medir a corrente e o cos φ (observar que a corrente nominal de Z não deve ser ultrapassada).
Comentário: os valores medidos foram