Plantas
O
empreendimento com sucesso na exploração agrícola atualmente tem exigido produtores competentes e capazes de obter safras em quantidade e qualidade, com redução de custos. São vários os fatores que influem sobre o sucesso de cada agronegócio. Na macadâmia não é diferente, é uma cultura que também exige muito comprometimento. E fatores como condições edafoclimáticas favoráveis, cuidados de planejamento e de manejo são pontos muito importantes. É uma cultura que a rentabilidade está firmada junto com a qualidade, dependente de fatores como variedades implantadas, controle de pragas, nutrição das plantas, colheita e pós-colheita.
EXIGÊNCIAS DA CULTURA
CONDIÇÕES GEOGRÁFICAS
Desenvolve-se em climas tropicais e subtropicais com latitudes entre 25º a 35º, e altitudes entre 100 a 1.200 m. A altitude ideal se encontra entre 200 a 900 m. Entretanto no Brasil existem pomares cultivados em altitudes maiores que 1.200 m com ótimos resultados.
CONDIÇÕES EDAFOCLIMÁTICAS
SOLO
A macadâmia pode ser cultivada em todos os tipos de solo. A condição ideal ocorre em solos profundos, com profundidade de 1 m, bem drenados e ricos em matéria orgânica. É essencial possuir no mínimo 0,5 m de profundidade de solo friável bem drenado. Fator necessário para o bom crescimento das árvores, reduz riscos com o declínio de plantas em produção e evita o surgimento de cancro no tronco. Não suporta áreas com solos encharcados, de baixa capacidade de drenagem. Áreas com camada de compactação ou de rochas abaixo de 0,5 m devem ser evitadas, para não comprometer o desenvolvimento das plantas.
TEMPERATURA
A temperatura ideal situa-se em torno de 25°C. No inverno requer temperaturas noturnas de 15 - 18°C como estímulo ao florescimento.
Geadas: Áreas livres de geadas são ideais. Plantas jovens de até três anos são muito sensíveis e raramente sobrevivem. Em plantas adultas alguns danos como queimaduras podem ser encontrados em