Espirometria
Espirometria
Espirometria
CARLOS ALBERTO DE CASTRO PEREIRA
TEF25-75% é o tempo expiratório forçado médio entre 25 e
75% da CVF. Esta grandeza é expressa em segundos.
Ventilação voluntária máxima (VVM): representa o volume máximo de ar ventilado em um período de tempo por repetidas manobras respiratórias forçadas.
Espirômetros de volume: são equipamentos destinados a medir volumes e fluxos a partir de um sinal primário de volume.
Espirômetros de fluxo: são equipamentos destinados a medir volumes e fluxos a partir de um sinal primário de fluxo.
1. ABNT. Espirômetros – Requisitos, RJ, 1996;1-9.
2. Jardim JRB, Romaldini H, Ratto OR. Proposta para unificação dos termos e símbolos pneumológicos no Brasil. J Pneumol 1983;9:45-51.
DEFINIÇÕES
As definições e símbolos usados em espirometria estão situados abaixo(1,2).
As grandezas funcionais são expressas em litros nas condições de temperatura corporal (37oC), pressão ambiente e saturado de vapor de água (BTPS).
Volume residual (VR): representa o volume de ar que permanece no pulmão após uma expiração máxima.
Capacidade pulmonar total (CPT): o volume de gás nos pulmões após a inspiração máxima.
Capacidade residual funcional (CRF): é o volume de ar que permanece nos pulmões ao final de uma expiração usual, em volume corrente.
Capacidade vital (CV): representa o maior volume de ar mobilizado, podendo ser medido tanto na inspiração quanto na expiração.
Capacidade vital forçada (CVF): representa o volume máximo de ar exalado com esforço máximo, a partir do ponto de máxima inspiração.
Volume expiratório forçado no tempo (VEFt): representa o volume de ar exalado num tempo especificado durante a manobra de CVF; por exemplo VEF1 é o volume de ar exalado no primeiro segundo da manobra de
CVF.
Fluxo expiratório forçado máximo (FEFmáx): representa o fluxo máximo de ar durante a manobra de capacidade vital forçada. Esta grandeza também é denominada