Espirometria
2. INTRODUÇÃO: Espirometria é o exame que mede a capacidade de movimentação do ar durante o ciclo respiratório normal e o forçado, permitindo a investigação de praticamente todas as enfermidades do pulmão, especialmente as obstrutivas, a exemplo da doença pulmonar obstrutiva crônica, mais conhecida como DPOC. (Revista online Fleury, acesso em 24/05/2014).
3. OBJETIVOS: Compreender por meio de um teste, o funcionamento do espirômetro e a sua função como ferramenta de analise de fatores respiratórios, como a capacidade pulmonar e frequência respiratória, entre outros. Também comparar os resultados do exame realizado em um individuo de sexo feminino, jovem, sem costume de pratica física com o exame de um atleta de circuito de triatlo.
4. METODOLOGIA: Os equipamentos utilizados foram : tubo plástico, bocal, tubo de interior liso, filtro, boquilha, Pod e pinça nasal sendo uma unidade de cada, diferente apenas os tubos plásticos, o qual foram necessários duas unidades.
Foi necessário um voluntário, que neste experimento foi do sexo feminino, jovem, sem costumes de pratica de exercícios físicos e sem nenhuma patologia pulmonar.
O procedimento foi iniciado com a montagem segundo instruções contidas no site do software do espirômetro utilizado, que é LAB TUTOR online, citado abaixo na integra.
-Conecte o Pod do Espirômetro à Porta de Pod na Entrada 1 do PowerLab. - Como o Pod do Espirômetro é sensível à temperatura e tende a flutuações durante o aquecimento, ligue o PowerLab pelo menos 5 minutos antes de usá-lo. Para evitar flutuações de temperatura devido ao aquecimento do Pod, coloque-o em uma prateleira ou ao lado do PowerLab, distante da fonte de alimentação do aparelho. - Conecte os dois tubos plásticos do bocal respiratório aos tubos curtos na parte posterior do Pod do Espirômetro. - Prenda o tubo de interior liso, um filtro e uma boquilha ao bocal.
O experimento foi divido em cinco momentos.,