potencia de sistemas trifasicos
Figura 1 – Gerador trifásico.
Nesta configuração de enrolamentos do gerador é como houvesse três fontes de tensão com mesma amplitude e frequência, mas defasadas entre si de 120º elétricos. Usualmente as fases são indicadas por uma sequência de letras, como “ABC” ou “RST”. A Figura 2 mostra a representação dos sinais de tensão de saída do gerador no tempo.
Figura 2 – Tensões de saída do gerador trifásico.
1) Potência Ativa (KW) para realizar o trabalho de gerar calor, luz, movimento, etc.
2) Potência Reativa (KVAR) para manter o campo eletromagnético.
A potência ativa é medida em Watts (W) ou Kilowatts (KW) e pode ser medida num kilowattimetro. A potência reativa não produz trabalho útil, mas circula entre o gerador e a carga, exigindo do gerador e do sistema de distribuição uma corrente adicional. A potência reativa é medida me kilovolts-Amperes-Reativos (KVAR).A potência ativa e a potência reativa juntas formam a potência aparente. A potência aparente é medida em kilovolts-amperes (KVA).
Um dos terminais das bobinas do gerador são conectados entre si, de forma que a diferença de potencial entre eles se neutraliza, formando o terminal neutro ou simplesmente neutro do circuito. Desta forma, um sistema trifásico passa a ser constituído