Circuitos Trif Sicos APS
O sistema trifásico é a forma mais comum da geração, transmissão e distribuição de energia elétrica em corrente alternada. Este sistema incorpora o uso de três ondas senoidais balanceadas, defasadas em 120° graus entre si, de forma a balancear o sistema, tornando-a muito mais eficiente ao se comparar com três sistemas isolados. As linhas de transmissão permitem a ausência do neutro, e o acoplamento entre as fases reduz significantemente os campos eletromagnéticos. O sistema trifásico é o mais utilizado na transmissão de energia elétrica, os condutores de menor diâmetro podem ser usados para transmitir a mesma potência à mesma tensão, além de reduz os custos de instalação e manutenção das linhas que são mais leves e mais fáceis de instalar, o sistema trifásico usa menor quantidade de cobre ou alumínio para entregar a mesma potência que um sistema monofásico equivalente. Os aparelhos de maior potência (motores e geradores) também são alimentados com tensão trifásica que oferecem muitas vantagens, devido ao campo girante produzido pelas três fases, partem sem a necessidade de dispositivos especiais. Já o campo pulsante dos motores monofásicos exige um enrolamento extra de partida, motores trifásicos produzem um torque constante e por isso são menos sujeitos à vibrações, o que não é possível nos motores monofásicos, um motor trifásico é menor e mais leve que o monofásico de mesma potência. Sua principal característica e sua defasagem de 120° graus.
As máquinas elétricas trifásicas tendem a ser mais eficientes pela utilização plena dos circuitos magnéticos. Finalmente, o sistema trifásico permite a flexibilidade entre dois níveis de tensão
A maior parte da energia elétrica distribuída no mundo é feita sob a forma de sistemas trifásicos. Esse fato não ocorre por acaso, pois o sistema trifásico realmente oferece significativas vantagens em relação ao monofásico:
• O sistema trifásico usa menor quantidade de cobre ou alumínio para