PROJETO DE PESQUISA
O estudo da dengue sempre esteve presente no dia a dia da saúde.
Identificar a peculiaridades de cada tipo, entender todas as reações. E não se trata apenas de prestar atendimento nas unidades de saúde, pois isso nada mais é do que cumprir a lei. O que realmente vale e criar uma medida profilática de proliferação do mosquito dessas áreas deploráveis.
Tendo em vista os recursos utilizados pela vigilância sanitária, e este projeto tem o embasamento do ano de 2013.
2. PROBLEMATICA
Se as medidas profiláticas existentes foram eficazes no combate ao surto da dengue em 2013, no município de Porto Velho.
3. SOLUÇÃO
A melhor forma é eliminar recipientes que possam lhe servir de criadouros. As recomendações são de fácil execução. Todos os cuidados devem ser adotados pela população em suas residências e locais de trabalho para evitar a criação de larvas de Aedes aegypti. Ainda não existem vacinas disponíveis contra o dengue, embora as pesquisas estejam em fase avançada.
4. OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL
Conhecer a aplicabilidade das medidas profiláticas no combate ao surto de dengue.
4.2 OBJETIVO ESPECIFICO
Partilhar com os alunos do curso de fisioterapia da Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA e população em geral, o que foi desenvolvido e promovido pela Secretaria de Saúde de Porto Velho no bairro Cai N’Agua.
5. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. A dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública.
A dengue incluí 4 tipos inmunológicos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo e imunidade parcial e temporária contra os outros três. No Brasil, foram diagnosticadas apenas as três primeiras. Pode se apresentar clinicamente de quatro formas diferentes: Infecção não aparente, Dengue Clássica, Febre Hemorrágica da