Circuitos trifásicos e o funcionamento de circuito equilibrado e desequilibrado
O experimento realizado no dia 27 de novembro de 2012 tem por objetivo, o aprendizado dos alunos de Eletrotécnica de como se constroem circuitos trifásicos e o funcionamento de circuito equilibrado e desequilibrado. Além de observar a finalidade de um amperímetro e voltímetro, em circuitos elétricos.
Introdução
O estudo dos circuitos trifásicos é um caso particular dos circuitos polifásicos. Por razões técnicas e econômicas o sistema trifásico tornou-se padrão em geração, transmissão e distribuição dentre todos os sistemas polifásicos. Os sistemas trifásicos possuem a flexibilidade de poder atender cargas monofásicas, bifásicas e trifásicas sem qualquer alteração em sua configuração, porém as cargas não trifásicas ocasionam desequilíbrio no sistema.
No gerador trifásico temos três enrolamentos (Estator) separados fisicamente de 120º entre si, resultando três tensões induzidas defasadas de 120º. Os três rolamentos são estáticos e tem o mesmo número de espiras. O campo magnético é girante cujo movimento é produzido por uma máquina motriz. Este campo magnético é devido a um enrolamento (Eletroímã) no rotor e é energizado a partir de uma fonte de corrente contínua (Excitatriz).
O sistema trifásico diz-se que é equilibrado porque são idênticas entre si as amplitude das três fases, assim como o desfasamento entre elas. Quando tal não acontece, designa-se por sistema trifásico desequilibrado.
Experimento
Circuito equilibrado
Material utilizado:
1 fonte universal (Quadro de distribuição nº 1)
4 amperímetros analógicos
1 miliamperímetro
1 chave faca
1 multiteste (multímetro)
3 lâmpadas de 220V e 100W de potência
12 cabos de ligação
Com a chave faca ligada ao quadro de distribuição, ligamos a fase A no amperímetro e deste para a primeira lâmpada, a fase B para o segundo amperímetro e deste para a segunda lâmpada, fazemos o mesmo para a fase C ligando-a a terceira lâmpada. Com todas as lâmpadas ligadas no neutro e este a um