trabalho sobre corrente alternada
Potência aparente: É o produto da ação da tensão e da corrente(VA=V x A),sua unidade de medida é o volt-ampére (VA): É composta por duas parcelas.
Potência Real ou Ativa;
Potência Reativa. Potência real ou ativa: É a parcela efetivamente transformada em potência mecânica, potência térmica, potência luminosa. Sua unidade de medida é o Watt (W).
Potência Mecânica
Exemplo: Liquidificador, Maquina de lavar.
Potência Térmica
Exemplo: Chuveiro elétrico, Torradeira elétrica
Potência Luminosa
Exemplo: Lâmpadas
Potência reativa: É a parcela transformada em campo magnético, sua unidade de medida é o Volt – ampere reativo (Var). É usada para o funcionamento de: Transformadores, Motores, Reatores. Fator de Potência
O fator de potência é uma relação entre potência ativa e potência reativa. Ele indica a eficiência com a qual a energia está sendo usada. Um alto fator de potência indica uma eficiência alta e inversamente um fator de potência baixo indica baixa eficiência. Um baixo fator de potência indica que você não está aproveitando plenamente a energia, e a solução para corrigir, é a instalação de Banco de Capacitores, sendo que estes podem criar condições de ressonância. Nessas condições, as harmônicas geradas por equipamentos não lineares podem ser amplificadas para valores absurdos e a opção passa a ser a utilização de Filtro de dês-sintonia para correção destas harmônicas.
Sendo a potência ativa uma parcela da potência aparente, pode-se dizer que ela representa uma porcentagem da potência aparente que é transformada em potência mecânica, térmica, ou luminosa. A esta porcentagem dá-se o nome de fator de potência. Quando o fator de potência é igual a ”1” , significa que toda potência aparente é transformada em potência ativa. Isto acontece nos equipamentos que só possuem resistência, tais como: chuveiro elétrico, torneira elétrica, lâmpadas incandescentes, etc. Quando o fator de potência é igual a