ATPS CIRCUITOS ETAPA 1
O gerador elétrico é um dispositivo capaz de manter uma diferença de potencial entre dois pontos de um circuito elétrico, ele converte em energia elétrica, outras formas de energia, como, por exemplo, pilhas e baterias nas quais ocorrem as conversões de energia química em energia elétrica. Nas usinas hidrelétricas temos a transformação de energia mecânica das águas em movimento em energia elétrica, através de geradores. Nem toda energia elétrica gerada por um gerador é colocada à disposição do circuito elétrico ao qual ele está ligado, isso ocorre, pois os geradores apresentam uma resistência interna que será responsável pela dissipação, na forma de calor (ou efeito Joule) de parte da energia elétrica gerada.
Energia útil = Energia Gerada - Energia Dissipada
FONTES DE GERACAO DE ENERGIA Energia hidráulica – é a mais utilizada no Brasil em função da grande quantidade de rios em nosso país. A água possui um potencial energético e quando represada ele aumenta. Numa usina hidrelétrica existem turbinas que, na queda d`água, fazem funcionar um gerador elétrico, produzindo energia. Embora a implantação de uma usina provoque impactos ambientais, na fase de construção da represa, esta é uma fonte considerada limpa.
Energia fóssil – formada a milhões de anos a partir do acúmulo de materiais orgânicos no subsolo. A geração de energia a partir destas fontes costuma provocar poluição, e esta, contribui com o aumento do efeito estufa e aquecimento global. Isto ocorre principalmente nos casos dos derivados de petróleo (diesel e gasolina) e do carvão mineral. Já no caso do gás natural, o nível de poluentes é bem menor.
Energia solar – ainda pouco explorada no mundo, em função do custo elevado de implantação proporcional a sua producao, é uma fonte limpa, ou seja, não gera poluição nem impactos ambientais. A radiação solar é captada e transformada para gerar calor ou eletricidade.
Energia de biomassa – é a energia gerada a partir da decomposição, em