Eletricidade e medidas
Catalão
Maio/2011
Escola SESI-SENAI.
Professor: Michel Ribeiro.
Aluno: Wilton Martins.
Turma: 2º ano de Eletrotécnica.
Corrente Alternada
SESI-SENAI
Catalão – Maio/2011
Introdução
Este trabalho visa o esclarecimento, e maior entendimento sobre os conceitos de corrente alternada. Ele será apresentado ao professor Michel Ribeiro, com a intenção de mostrar todo o meu conhecimento sobre o assunto proposto.
Conceitos de Corrente Alternada
Existem dois tipos de corrente elétrica: Corrente Alternada (CA) e Corrente Contínua (CC). A corrente alternada possui a característica de ser variante no tempo, alternando o sentido pelo qual atravessa um condutor. Pelo fato de ser alternada, possui algumas características como freqüência, amplitude e fase. A corrente alternada é utilizada em inúmeras aplicações, principalmente em sistemas de grandes potências, indústrias e máquinas elétricas. Em geral, os motores elétricos que equipam os eletrodomésticos como batedeiras, geladeiras e máquinas de lavar possuem motores do tipo CA.
Nas usinas de geração de energia (hidroelétricas, termoelétricas e nucleares) são utilizados geradores do tipo CA, aliás, todas as redes de transmissão e distribuição de energia elétrica do mundo são do tipo CA, sendo valores típicos de amplitude de 127 VRMS e 220 VRMS, com freqüência de 60 Hertz. Em outros lugares, como no Paraguai, Argentina, Bolívia, Chile e na Europa é usada a freqüência de 50 Hertz.
A Corrente Alternada foi adotada para transmissão de energia elétrica a longas distâncias devido à facilidade relativa que a mesma apresenta para ter o valor de sua tensão alterada por intermédio de transformadores. Além disso, as perdas em CA são bem menores que em CC.
Como foi mencionado anteriormente, a energia elétrica que é distribuída aos usuários domésticos e industrias nas cidades é alternada. Isto significa que num instante de tempo ela é positiva e em outro instante, ela é negativa e