ICMS
São Luís,03 de Setembro de 2014.
Professora: Leila
Trabalho apresentado ao curso De Auxiliar Administrativo para obtenção de uma das notas da disciplina de Noções Básicas de Contabilidade e Financeira.
São Luís – MA
Centro de Ensino Professor Raimundo Franco Teixeira
São Luís, 03 de Setembro de 2014.
Professora: Leila
Noções Básicas de contabilidade e financeira
Componentes:
Letycia
Micherly
Stefano
Wanderson
São Luís – MA
INTRODUÇÃO
O ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) é um tributo de competência dos Estados e do Distrito Federal. O imposto incide principalmente, sobre a circulação de mercadorias. O imposto também incide sobre serviços de transporte interestadual e intermunicipal, de comunicações, de energia elétrica, de entrada de mercadorias importadas e aqueles serviços prestados no exterior. Tem que ter a emissão de nota ou cupom fiscal. Através deles que o imposto será calculado e arrecadado pelo governo. As mercadorias são tributadas de acordo com sua essencialidade. Assim, para produtos básicos, como o arroz e o feijão, o ICMS cobrado é menor do que no caso de produtos supérfluos.
1- ICMS
ICMS é as iniciais do nome desse imposto; Impostos sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços
O ICMS (imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação) é de competência dos Estados e do Distrito Federal.
Esse imposto é cobrado toda a vez que uma mercadoria é vendida, toda a vez que usamos o serviço de transporte, meios de comunicação e de energia Elétrica. Esse imposto é pago por todos nós, porque esse preço já vem incluído em qualquer mercadoria que compramos, já vem incluso no preço dos transportes