planejamento formal
PLANEJAMENTO FORMAL E SEUS
RESULTADOS:
UM ESTUDO DE CASO
Cristiane Alperstedt Meyer(*)
APRESENTAÇÃO
A teoria a respeito do planejamento é vasta. Vários são os estudos e abordagens acerca do tema.
Grande parte deste material teórico discute extensivamente a importância e a necessidade da atividade de planejar, destacando amplamente seus aspectos positivos. São apontadas pela literatura inúmeras razões e vantagens decorrentes da utilização sistemática do processo de planejamento formal.
Todavia, a prática depara-se com uma realidade substancialmente diferente daquela apontada na literatura tradicional. A implementação de um processo de planejamento formal encontra vários obstáculos que dificultam, e até mesmo impedem, sua efetivação.
As limitações do planejamento formal não têm sido suficientemente exploradas e, além disso, a literatura sobre os resultados práticos de um processo de planejamento formal é incipiente. Este trabalho justifica-se pela inexistência de estudos desta natureza e pela contribuição desmistificadora que este estudo confere ao tema planejamento.
Este trabalho pretendeu avaliar na prática o processo de planejamento formal e seus resultados em uma organização empresarial. Para tal, foi examinada uma experiência concreta de planejamento em uma empresa de médio porte pertencente ao ramo avícola. Buscou-se identificar se os resultados obtidos pelo planejamento formal são realmente significativos para a organização.
(*)
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em
Administração da FEA/USP, mestre em
Administração pela Universidade Federal de Santa
Catarina. E-mail: cmeyer@usp.br.
CADERNO
DE
P ESQUISAS
EM
INTRODUÇÃO
O processo de planejamento é uma atividade inerente ao ser humano. Quer o faça consciente, ou inconscientemente, o homem está sempre pautando suas ações futuras de acordo com a escolha de alternativas que lhe são aventadas continuamente. Esta é a perspectiva do senso comum, em que o