Robbins e Decenzo
Fundamentos de Administração.
Conceitos essenciais e aplicações. Resumo.
A base dos planejamentos
Definição de planejamento:
Planejamento envolve a definição dos objetivos e metas da organização, o estabelecimento de uma estratégia geral para atingir esses objetivos, e o desenvolvimento de uma hierarquia abrangente de planos para integrar e coordenar as atividades. Ele diz respeito, portanto, ao fim o que deve ser feito assim como aos meios, como deve ser feito.
Também se pode definir planejamento em termos de ser formal ou informal. No planejamento informal, pouca é escrita, se há alguma. O que deve ser alcançado está na cabeça de uma ou poucas pessoas. Além disso os objetivos da organização raramente são proclamados. Esse conceito descreve o planejamento em muitas empresas pequenas o proprietário/gerente tem uma visão particular de onde quer ir e como espera chegar lá. Planejamento Em Ambientes Incertos
Se os gerentes desempenhassem seu trabalho em organizações que nunca enfrentaram mudanças ambientais , haveria pouca necessidade de planejamento. O que um gerente fez hoje e o que fará bem no futuro seria precisamente o mesmo que fazia há duas décadas. Não haveria a necessidade de se pensar sobre o que fazer, pois isso já estaria escrito em algum manual.
As mudanças tecnológicas, sociais, políticas, econômicas e legais estão sempre presentes. O ambiente que os gerentes enfrentam é dinâmico e tem um efeito muito grande na sobrevivência da organização para ser deixado ao acaso. Desse modo, os gerentes contemporâneos precisam planejar e planejar eficazmente.
Por que os gerentes devem planejar formalmente? Os gerentes devem se envolver no planejamento por, pelo menos, quatro motivos. O planejamento proporciona direção, reduz o impacto da mudança, minimiza o desperdício e a redundância, e estabelece padrões para facilitar