Hèrnias inguinais
ABCD Arq Bras Cir Dig
2007;20(4):283-9
Artigo de revisão
TÉCNICA DE LICHTENSTEIN SOB ANESTESIA LOCAL EM
HERNIORRAFIAS INGUINAIS
Lichtenstein technique under local anaesthesia in inguinal herniorrhaphies
João Eduardo Marques Tavares de Menezes ETTINGER1,2, Paulo Vicente dos SANTOS-FILHO2,
Paulo Cézar Galvão do AMARAL1,2, Edvaldo FAHEL2
ABCDDV/575
Ettinger JEMTM, Santos-Filho PV, Amaral PCG, Fahel E. Técnica de Lichtenstein sob anestesia local em herniorrafias inguinais. ABCD Arq Bras Cir
Dig 2007;20(4):283-9
RESUMO - Racional – Herniorrafia inguinal, um procedimento cirúrgico comum no mundo todo, representa um importante gasto para saúde pública.
Variadas abordagens cirúrgicas e opções de procedimentos anestésicos estão disponíveis para o reparo das hérnias inguinais atualmente. O objetivo do presente trabalho consiste em revisar e avaliar o tratamento cirúrgico inguinal pela técnica de Lichtenstein sob anestesia local. Métodos – Dados de pesquisa constituíram-se de artigos científicos publicados e disponibilizados no site do PubMed (www.pubmed.gov). A revisão de literatura baseou-se no cruzamento dos seguintes descritores: herniorrafia inguinal, anestesia local e técnica de Lichtenstein. Cento e oito publicações relacionadas ao tema foram revisadas. Conclusões – A combinação entre anestesia local e o emprego da técnica livre de tensão de Lichtenstein para o reparo de hérnia inguinal primária demonstrou resultados positivos. A associação descrita mostrou reduções significativas na recorrência de hérnia inguinal e nas complicações pós-operatórias, assim como diminuição da dor crônica eventualmente presente em uma avaliação tardia. O melhor controle da dor pós-operatória imediata, a alta hospitalar precoce e o retorno às atividades laborativas podem ser atribuídos de maneira direta ou indireta às técnicas empregadas, refletindo na satisfação do paciente e em baixos custos para saúde pública.
DESCRITORES – Herniorrafia inguinal.