hernia inguinal
INGUINAL
O QUE É?
Hérnia é uma afecção frequente que vem sendo estudada desde a
Grécia antiga. Na verdade, a palavra hérnia vem mesmo do grego e quer dizer botão ou rutura.
Hernia Inguinal: Doença muito comum, a hérnia inguinal é uma saliência de parte do conteúdo intra-abdominal, que pode ser tecido adiposo, alças do intestino grosso ou do intestino delgado através de um orifício na parede abdominal, mais precisamente na região inguinal. Essa hérnia pode ocorrer em um ou nos dois lados da virilha e é muito mais frequente em homens do que em mulheres. Há dois tipos de hérnias inguinais: a hérnia inguinal indireta e hérnia inguinal direta.
Hérnia inguinal indireta é o tipo mais visto e é mais comum em homens. Esse tipo de hérnia se forma pela passagem da alça intestinal para o interior da bolsa escrotal através de um ponto frágil.
Pode ocorrer em bebês prematuros, pois eles não têm o tempo necessário para o fechamento do canal inguinal.
A hérnia inguinal direta ocorre somente em homens. Ela se forma em um ponto da parede abdominal enfraquecida que se rompe, provocando a penetração de uma parte do intestino na bolsa escrotal.
Atividades que exigem grande força física podem facilitar o aparecimento de hérnias, assim como alguns fatores como constipação intestinal crônica, obesidade, tabagismo, doenças da próstata, do pulmão, do fígado ou coração, pois eles aumentam a pressão intra-abdominal, podendo causar hérnias.
SINTOMAS DA HÉRNIA INGUINAL
Saliência em um ou nos dois lados da virilha;
Em homens, observa-se o saco escrotal inchado;
Desconforto ou dor, principalmente ao fazer algum esforço físico;
Sensação de fraqueza ou pressão na virilha.
Não há nenhum tipo de prevenção para a hérnia inguinal, mas ao notar o aparecimento de uma hérnia é importante que a pessoa procure um médico para que sejam tomadas as providências adequadas. As hérnias que