Hérnia inguinal encarcerada relato de caso e revisão de literatura
Relato de caso de um paciente masculino, 75 anos, branco, agricultor, residente no interior de São Lourenço do Sul. Relata hérnia inguinal há 20 anos e que após um esforço físico iniciou subitamente com fortes dores abdominais, aumento do volume escrotal seguido de náuseas e vômitos. Conclui-se após revisão de literatura que as hérnias inguinais são hernias que ocorrem na região da virilha, e correspondem a 75% de todas as hérnias abdominais. Este tipo de hérnia é 25 vezes mais comum em homens do que em mulheres. São divididas em diretas e indiretas (mais comuns).
UNITERMOS: hernia inguinal; hernia encarcerada; abaulamento em região inguinal
ABSTRACT:
Case report of a male patient, 75 years old, white, farmer, residing in São Lourenço do Sul reported inguinal hernia for 20 years and that after a physical effort began suddenly with severe abdominal pain, scrotal volume increase followed by nausea and vomiting. It was concluded after a literature review that inguinal hernias are hernias that occur in the groin area, and account for 75% of all abdominal hernias. This type of hernia is 25 times more common in men than in women. They are divided into direct and indirect (more common).
KEYWORDS: inguinal hernia, incarcerated, bulge in inguinal.
INTRODUÇÃO:
Aproximadamente 600.000 hérnias inguinais são operadas ao ano nos EUA sendo que nos Brasil os números são imprecisos. A grande maioria é realizada da maneira convencional. Algumas são realizadas via laparoscópica.
As vísceras abdominais são contidas dentro da cavidade abdominal devido a presença do músculos e aponeuroses que dão a tonicidade da parede abdominal impedindo que o contato com as vísceras seja direta sobre a pele. Uma hérnia ocorre quando há um ponto de fraqueza desta parede abdominal que se forma entre a camada de músculos e aponeurose permitindo que o conteúdo da cavidade abdominal se mostre sob a pele como uma bexiga que se enche aos esforços e esvazia ao repouso. Pode