humilhação social
Esse caso não é raro, é visto todos os dias, ás vezes você não é nem gari só tem um cargo menor na empresa que trabalha e raramente alguém do cargo acima sabe que você existe.
A desigualdade social estende-se além do comportamento dos sujeitos, das relações estabelecidas, do tratamento que é destinado aos pobres, invisíveis sociais.
Pensar em uma transformação social é adotar, idéias como compromisso social, postura critica. É pensar em uma mudança das condições de vida da população brasileira, ou ao menos, em primeiro momento, denunciar estas condições para uma sociedade que insiste em manter-se cega. (Costa)
A desigualdade social tem causado o crescimento de crianças e jovens sem preparação para a vida e muitos deles não conseguem oportunidades e acabam se tornando marginais ou desocupados, ás vezes não porque querem, mas por não sobrar alternativas.Muitos vem de famílias sem estruturas devido a uma serie de conseqüências causadas pela falta de dinheiro, sendo brigas entre os pais, discussões diárias, falta de estudo,más instalações, alimentação ruim entre outro. Outro fator que agrava essa situação é a violência que cresce a cada dia. Cada dia que passa pessoas é morto, espancadas e abusadas para que alguém excluído do mundo mostre que sabe alguma coisa, mesmo que seja ruim. O fato é que as autoridades são as principais causadoras desse processo de desigualdade que causa exclusão e que gera violência. É preciso que pessoas do alto escalão projetem uma vida mais digna e com oportunidades para pessoas com baixa renda para que possam trabalhar e ter o sustento do lar entre outros.
O homem só é reconhecido quando se faz trabalhador, quando contribui para a previdência, ou seja, para o Estado.