Humberto Delgado
História A
Biografia
Humberto Delgado
“General Sem Medo”
Introdução Humberto Delgado foi um militar da Força Aerea portuguesa que corporizou o principal movimento de tentativa de derrube da ditadura salazarista através de eleições (sufrágio direto) tendo, porém, sido derrotado nas urnas num processo eleitoral fraudulento que deu a vitória ao contra-almirante Américo Tomás. Devido à coragem que manifestou ao longo da campanha contra o regime Salazarista foi denominado “General sem Medo”.
Humberto Delgado levado em braços na chegada ao Coliseu do Porto, comício de 14 de Maio de 1958. O mais notável dos generais portugueses e também o mais novo cativa o eleitorado com a sua personalidade extrovertida, tão diferente do estilo Salazarista. O general desencadeia um entusiasmo e uma mobilização popular nunca antes vista.
Vida de Humberto Delgado Humberto da Silva Delgado nasceu em Torres Novas a 15 de Maio de 1906. Frequentou o Colégio Militar concluíndo o curso em 1922 e, em 1925, entrou para a Escola Prática de Artilharia de Vendas Novas. Enquanto tenente frequentou o curso de piloto aviador e seguiu a carreira aeronáutica. Participou no movimento militar de 28 de Maio de 1926 que derrubou a Republica Parlamentar e instaurou a Ditadura Militar (passando, em 1933, a Estado Novo liderado por Salazar). Foi, durante muitos anos, apoiante do regime Salazarista e, principalmente, anticomunista desempenhando cargos na Legião Portuguesa e fazendo parte do Conselho Técnico da Mocidade Portuguesa. Desempenhou um papel fundamental nas negociações para a instalação das Bases Aliadas no arquipélago dos Açores e também como Diretor-Geral da Aerónautica Civil levando à criação da TAP Em 1952 foi nomeado adido militar na Embaixada de Portugal em Washington e membro do comité dos Representantes Militares da Nato. Aos 47 anos ocupa o lugar de general das Forças Armadas Portuguesas. Publicou algumas obras como