Humanos
Junto ao contexto generalizado de modernização que atravessava todo o mundo intelectual no início do século XX , acrescido ainda do otimismo que tomou conta da humanidade após a I Guerra Mundial , alguns elementos específicos do contexto histórico brasileiro merecem destaque .
Durante o conflito bélico , a importação de manufaturados tornou-se difícil , e a produção nacional passou por um sensível incremento . O desenvolvimento industrial , sempre dependente das oscilações do panorama internacional , dessa vez conseguiu fundamentar-se em bases mais sólidas .
O declínio da oligarquia cafeeira determinou, ademais , o fim de uma era semifeudal de relacionamentos no terreno trabalhista . O Brasil se viu , então , diante da contingência de ter deixar de ser exportador de um único produto , para agilizar mais sua vida econômica .
Essas modificações impuseram uma transformação no quadro social brasileiro . Classes sociais emergentes contribuíram para estabelecer novos parâmetros de desenvolvimento , mais próximos à febre de modernidade que tomava conta do mundo . A burguesia industrial , mesmo que parcialmente formada por antigos cafeicultores , representou a face elitista e aristocrática desse novo quadro social . Trazendo consigo os valores modernistas europeus , participou ativamente da renovação em nossas artes . A ligação desse setor com os intelectuais de vanguarda era evidente - os ataques dos artistas se dirigia mais à facção agrária da classe dominante .
Por outro lado , o operariado , embalado pelo mesmo esforço industrializado e animado por teorias anarquistas , comunistas e sindicalistas que a mão-de-obra estrangeira tratava de organizar e veicular , conheceu uma face de expansão e afirmação . A greve geral de 1917 mostrou que seu poder de reivindicação seria sempre um fator de oposição à exploração que o modelo econômico , adotado pela indústria brasileira , provocava .
Nesse quadro de transformações , de apologia da indústria