Humanidades e Ciências Sociais
1.Para vivermos em sociedade, precisamos compreender e expressar saberes. O que seria dos movimentos sociais se essa oportunidade não lhes fosse concedida? Como se constituiriam as relações sociais entre os grupos, raças, credos, religiões, escolhas e profissões?
Movimentos sociais uma forma que encontramos para expressar uma reação de caráter público onde organizamos manifestações com o objetivo de mostrar nossas opiniões, de sermos ouvidos, uma tentativa de influenciar a política de governo. Nos tempos de hoje está bem mais fácil fazermos isto, pois temos ajudas em muitas formas, um dos principais é a internet, onde nós dispõe nos organizar, expor nossas ideias, de sem medo falar.
Mas pensamos se tudo isso fosse cortado, já passamos por isso na ditadura, onde não podíamos expor nossas opiniões, onde fazer protestos era cada vez pior, pois acabava se em terríveis tragédias, apesar que se refletirmos um pouco não está tão diferente assim, tanto na ditadura como hoje, pessoas sumiram, “sem lenço, nem documento”, mas com menor demanda, o que vemos é que somos manipulados, que nós agradam apenas para continuar a fazer o que querem.
“A Constituição Federal de 1988 dispõe em seu artigo 5º, caput, sobre o princípio constitucional da igualdade, perante a lei, nos seguintes termos:
Artigo 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes.”
Assim vemos que essas subdivições foram criadas por discriminações, primeiros as mulheres que tinham que ser submissas ao homem, depois racimos e outros mais.
Apesar de tudo isso, hoje em dia todos se unem para um bem melhor, para um país melhor.