Humanas
Tema:
Anhanguera Voluntária – A Prática do Voluntariado na Universidade
Justificativa
A ideia principal é proporcionar ao aluno uma aproximação ao cotidiano de atuação das Entidades Assistenciais, bem como Organizações Não Governamentais – ONGs, consideradas o Terceiro Setor, permitindo-lhe analisar as necessidades do objeto de estudo e participar de ações a fim de desenvolver trabalho teórico e prático, aplicando conceitos de voluntariado em prol da comunidade local e regional, formando assim um cidadão mais consciente e despertando a sensibilidade em ajudar o próximo. Ser voluntário é doar seu tempo, trabalho e talento para causas de interesse social e comunitário e com isso melhorar a qualidade de vida da sociedade. Sendo assim, pode-se definir o “voluntário como jovem ou o adulto que, devido ao seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social ou outros campos.” O trabalho voluntário além de gerar uma realização pessoal, é um sentimento de solidariedade e amor ao próximo aliado com a importância de sentir-se socialmente útil.
Objetivos do Trabalho
• Ampliar a formação e a vivência acadêmica; • Desenvolver conhecimentos, habilidades e competências fora do ambiente escolar, bem como experiências profissionalizantes julgadas relevantes para a área de formação; • Proporcionar um contato com a realidade das instituições ou ONGs; • Capacitar o aluno para o desenvolvimento de projetos voltados ao Terceiro Setor como pleno exercício de cidadania; e • Estender as atividades acadêmicas com projetos extraclasses, que complementarão a formação do discente.
Composição de Grupos de Trabalho
O projeto comportará grupos a serem formados por quatro a 12 alunos, sendo todos da mesma série/semestre. Os grupos terão assessoria e