Humanas
Série/turma: 2ºD
"RASPAS E RESTOS ME INTERESSAM"
Atualmente a sociedade não tem um consenso da reutilização do lixo, as vezes trata-se da falta de acessibilidade ou até mesmo falta de interesse. O lixo é "tudo" produzido pelos seres humanos, de uma forma grosseira para muitos não serve para nada porque tudo que é lixo não presta mais. Acho que deveria haver alguma forma que mostrasse com mais clareza, com mais impacto quais consequências seriam se não lutarmos para reutilizar todo tipo de entulho. Todos nós temos um grande poder de consumo, independente do que seja, para que serve, e o que irá servir no futuro, não temos o interesse em saber. O interessante é que existem tantas formas de reutilização, mas a que mais chamou minha atenção foi a das decoração de ruas nas datas mais marcantes do ano como o carnaval e o natal, a prefeitura promove as decorações recicláveis como estandartes e alegorias, transformam os recicláveis em obra de arte, é uma aula de educação ambiental que estumula a cultura da reciclagem e nos ajuda a perceber que tudo aquilo que descartamos pode virar algo muito inusitado.
A reciclagem de entulho é bastante significativa, como em Belo Horizonte tiveram acesso a 116 mil toneladas de vários tipo de materia-prima que graças a esse entulho deu para a prefeitura economizar 360 mil reais que usufruia para fabricação de tijolos e calçamento. É uma grande base de sustentabilidade, pois vemos que com o resto de material torna-se outro material, é surpreendente saber disso, pois é bom ter noção do valor da reciclagem, pois como diz no livro " Aquilo que nós chamamos de lixo e de entulho não podemais ser visto como problema"
Os sacos plásticos é um dos assuntos que no meu ponto de vista deve ser mudado logo, porque é uma matéria-prima tão agressiva que além de ser extraído do petróleo, e por não ser biodegradáveis demoram mais de 100 anos para se decompor, pois é tão comum que se torna costume e mania. Na