Hub e Switch
Uma das principais diferenças entre os famosos HUB’s e Switch, está na maneira como cada um trata os pacotes que chegam em suas portas.
O HUB funciona como uma espécie de régua de força, enviando os pacotes para todas as portas, e quem for o destinatário da informação irá receber e abrir o pacote, enquanto as demais portas simplesmente iram desconsiderar tal informação.
O Switch por sua vez envia o pacote exclusivamente para uma única porta , a porta de destino que realmente solicitou tal informação.
Um exemplo simples e muito prático para entender as diferenças dos hub’s e switch’s é fazer uma analogia com o sistema de entrega dos correios.
Vamos imaginar uma rua onde existam 8 moradores, cada morador tem o seu endereço próprio e único, e alguém de outra cidade mandou uma carta para o morador número 5 por exemplo, o Hub para fazer tal entrega irá enviar uma cópia da carta para todos os oito moradores da rua, e cada morador deverá abrir a carta e verificar se está destinada a ele, caso não esteja ele simplesmente descartará tal informação, já o número 5 quando abrir a carta(pacote) verificará que tal informação pertence a ele, sendo assim irá guardar tal conteúdo.
Já o Switch que é mais esperto sabe que tal carta é destinada apenas ao morador de número 5, e enviará somente a ele a carta, economizando assim tempo e velocidade na entrega.
Com e exemplo acima fica fácil e claro entender a diferença entre o hub e o switch, afinal o hub não faz nenhum tratamento, apenas “empurra” os pacotes e quem for o dono que pegue, já o switch faz esse tratamento das portas.
Sendo assim o switch é sem sombra de dúvidas mais rápido e eficiente que o HUB.
Vale lembrar que não existe o chamado HUB-SWITCH que é possível encontrar am algumas lojas de informática por ai, ou é HUB ou é SHITCH.