Hub X Switch X Roteador
Nome: Henrique Rezende A. Nunes RA: 12101070
Turma: SIN-NA5
Disciplina: Redes de Computadores
Professor: Flávio Barella
Hub
Hub é um equipamento que serve para interligar computadores em uma mesma rede, ou seja, serve como uma extensão. Recebe pacotes de dados de um computador e os transmite para os outros que estão interligados na rede. Quando um pacote está sendo transmitido, outros entram na fila de espera, isso porque apenas um pacote é transmitido por vez. Por conta de suas limitações, foram completamente substituídos pelo switch, os hubs apresentam lentidão e caso dados estiverem sendo enviados para um computador e sendo retransmitidos para outra máquina, os demais usuários ficam impossibilitados de enviar informações.
Switch
É muito semelhante ao Hub, à diferença entre eles é a forma de transmitirem os dados. Diferente do Hub que contém somente uma via para transmitir, o switch cria diversos canais exclusivos, em que os dados de um computador são recebidos por outra máquina. Isso faz com que a velocidade da rede seja maior e não fica mais congestionada com o grande fluxo de informações. O resultado disso é um maior desempenho e comunicação entre as máquinas.
Roteador
Sua vantagem é agir de forma mais eficiente que os switches. Ele tem a capacidade de escolher a melhor rota que a informação deve percorrer, com isso, a velocidade de transferência é melhor e a perda de dados é menor.
Os roteadores são divididos em dois tipos, os estáticos e os dinâmicos:
Os roteadores estáticos são focados em escolher sempre o menor caminho para os dados, sem considerar se aquele caminho tem ou não congestionamento.
Os roteadores dinâmicos são mais sofisticados e considera-se há ou não congestionamento na rede. Ele trabalha para fazer o caminho mais rápido, mesmo que seja o caminho mais longo. De nada adianta utilizar o menor caminho se esse estiver congestionado. Muitos dos roteadores dinâmicos são capazes de fazer compressão