Corpo Humano
Na história do pensamento grego houve uma fase muito particular que foi extremamente importante, mas de duração relativamente curta: o período dos sofistas. Esse período compreendeu os séculos IV e V a.C. e envolveu poucos, porém grandes intelectuais, pensadores e cientistas, dentre eles: Demócrito, Protágoras, Górgias e Hipías. Como todas as historias á suas controvérsias os sofistas trouxeram consigo uma serie de inovações e desenvolvimento para a Grécia Antiga.
2 SURGIMENTO DOS SOFISTAS
Por ser uma educação baseada na formação de jovens a serem bons cavaleiros, homens piedosos, respeitadores das divindades e da recordação dos antepassados, a educação ateniense trouxe vários problemas. Durante o período do século IV e V a.C. houve a necessidade de criar uma nova educação em Atenas, caracterizada por possuir escolas dirigidas por sofistas e pagas, que ensinavam os jovens á argumentar, para facilmente exercerem a governação de uma democracia, já que para a democracia grega, á capacidade de discursar e convencer, eram consideradas, as melhores formas de crescer social e politicamente, imposta por Péricles, para melhor defenderem os seus ideais e para ajudar a defender os seus argumentos nos tribunais.
2. 1 QUEM ERAM OS SOFISTAS?
Os sofistas eram homens instruídos quem têm conhecimento a vários níveis do saber, diziam-se possuidores de uma grande sabedoria por serem capazes de transmitir aos interlocutores. Tinham tendências para provocar o mal estar presente entre as instituições atenienses. Os sofistas muitas vezes não eram originários da Grécia, porem conseguiam uma posição de destaque por causa da sua capacidade de argumentar, viveram no final do século V a.C. em Atenas. Defendiam que a vida democrática reclamava a participação dos cidadãos que se mostravam aptos a fazê-lo. Os sofistas se preocupavam em manejar minuciosamente as técnicas de discurso, a tal ponto que o interlocutor se