Apostila hub - switch - roteador - repetidor - redes de computadores
Hub ou concentrador é o processo pelo qual se transmite ou difunde determinada informação, tendo como principal característica que a mesma informação está sendo enviada para muitos receptores ao mesmo tempo. Este termo é utilizado em rádio, telecomunicações e em informática. Em redes de computadores, um endereço de broadcast é um endereço IP (e o seu endereço é sempre o último possível na rede) que permite que a informação seja enviada para todas as maquinas de uma LAN, MAN, WAN e TANS, redes de computadores e sub-redes. A RFC (Request for comments), RFC 919 é a RFC padrão que trata deste assunto. Uma de suas aplicações é no controle de tráfego de dados de várias redes, quando uma máquina (computador) ligada à rede envia informações para o hub, e se o mesmo estiver ocupado transmitindo outras informações, o pacote de dados é retornado a máquina requisitante com um pedido de espera, até que ele termine a operação. Esta mesma informação é enviada a todas as máquinas interligadas a este hub e aceita somente por um computador pré-endereçado, os demais ecos retornam ao hub, e à máquina geradora do pedido (caracterizando redundância).
Vantagens: Baixo Custo
Desvantagens: Lentidão na Entrega dos Pacotes, Funciona com um único canal de transmissão de dados, Falhas de segurança.
Velocidades e Conexões: Funciona em velocidades de 10/100 Mbps e possui conexões por porta ETHERNET padrão RJ45.
Padrões ETHERNET: CAT5 Par Trançado, RJ45
Segurança: Baixa, Não Possui Firewall
• Switch:
É um aparelho dotado de múltiplas portas para a conexão de dispositivos ligados a uma rede. Realiza a operação de comutação (switching), ou seja, recebe dados de uma estação ou do roteador conectado ao mundo externo e os envia para as estações locais, conforme o endereço do destinatário. A sua função é segmentar uma rede muito grande em LAN’s menores e menos congestionadas, de forma a melhorar o desempenho da rede. Esse aumento de performance é obtido fornecendo a