Hub, Switch, Roteador
Trabalho Redes Computadores
Professor Sergio Sendai
Curso Gestão de Tecnologia da Informação
Tema:
Hubs, Switches e Roteadores
Ana Lúcia Gadelha
Curso: GTI – 2012.01
Matéria Redes de Computadores
Ana Lúcia Gadelha - Matrícula 201201
Hub, Switch, Roteador
Introdução
Atualmente os termos hub, switch e roteador são de conhecimento geral e as pessoas entendem que hub, switch e roteador são nomes dados a equipamentos que possibilitam a conexão de computadores em redes. Porém, dessas pessoas, muitas não sabem exatamente a diferença entre esses dispositivos. O objetivo desse trabalho é explicar a diferença entre esses equipamentos e sua aplicação.
Tecnologia é a habilidade de organizar o mundo de forma que não tenhamos que senti-lo.
Max Frich
Hub, Switch, Roteador
Hub
O Hub é um dos equipamentos mais simples na constituição de uma rede funcionando como um distribuidor, recebendo o sinal de um dispositivo da rede e retransmite o mesmo para os demais dispositivos da rede, não possui capacidade de armazenamento, sendo adequados para redes muito pequenas e com pouco tráfego.
O Hub recebe pacotes de dados vindos de um computador e os transmite estes pacotes aos outros computadores da rede. Enquanto um pacote de dados está sendo transmitido, outros pacotes que são recebidos entram na fila de espera. Apenas 1 pacote de dados é transmitido de cada vez.
Em um hub é possível ter várias portas, ou seja, entradas para conectar o cabo de rede de cada computador. Geralmente, há aparelhos com 8, 16, 24 e 32 portas. A quantidade varia de acordo com o modelo e o fabricante do equipamento.
O hub está cada vez mais em desuso. Isso porque existe um dispositivo chamado "hub switch" que possui preço parecido com o de um hub convencional. Trata-se de um tipo de switch econômico, geralmente usado para redes com até 24 computadores.
Switch
O Switch é um aparelho muito semelhante ao hub, mas tem uma grande diferença: