http://www.trendwatching.com/pt/trends
Após anos de pressão do Greenpeace, uma das maiores desmatadoras da Indonésia anuncia plano de produção sustentável. Agora queremos resultado.
O ano começou com uma boa notícia na Indonésia. Uma das maiores empresas da indústria de papel e celulose do mundo, a APP (Ásia Pulp & Paper) anunciou, no início de fevereiro, planos de excluir o desmatamento de sua cadeia de produção no país. O compromisso publicado em sua nova “Política de Conservação de Florestas” após uma década de pressão pública e recentes negociações com o Greenpeace, que recebeu a notícia com entusiasmo. Se cumprido à risca, será um grande avanço na proteção das florestas.
“Aplaudimos os planos da APP de acabar com o desmatamento.
“Mas o que conta é o que está acontecendo no campo, e vamos continuar monitorando de perto esse processo” Se a APP realmente colocar em prática sua nova política, isso vai representar uma dramática mudança de direção, depois de anos de devastação”, disse Bustar Maitar, que coordena a campanha de florestas do Greenpeace no país.
As florestas da Indonésia são habitat de espécies ameaçadas, como o tigre - de – Sumatra, além de abrigar milhares de comunidades. Segundo o governo, a indústria de papel e celulose é o principal vetor de desmatamento no país, junto com o setor de óleo de palma.
O avanço nas políticas da APP é resultado de anos de pressão feito por ONGs nacionais e internacionais, que vêm à empresa superar os impactos ambientais e sociais causados por sua produção.
Ao longo de todos esses anos, o Greenpeace também manteve uma forte campanha mundial nesse sentido, investigando, expondo crimes ambientais e pressionando grandes companhias que compraram produtos da APP.
A pressão teve resultado: mais de cem marcas globais que usam papel produzido pela APP em suas embalagens, como Adidas, Mattel, Nestlé e Unilever exigiram que a empresa tivesse uma produção limpa.
Algumas chegaram a cancelar contratos. O anúncio da