morte
A Integridade Referencial é utilizada para garantir a Integridade dos dados entre as tabelas relacionadas. Por exemplo, considere um relacionamento do tipo Um-para- Vários entre a tabela Clientes e a tabela Pedidos (um cliente pode fazer vários pedidos). Com a Integridade Referencial, o banco de dados não permite que seja cadastrado um pedido para um cliente que ainda não foi cadastrado. Em outras palavras, ao cadastrar um pedido, o banco de dados verifica se o código do cliente que foi digitado já existe na tabela Clientes. Se não existir, o cadastro do pedido não será aceito. Com o uso da Integridade Referencial é possível ter as seguintes garantias (ainda usando o exemplo entre as tabelas Clientes e Pedidos):
Quando o Código de um cliente for alterado na Tabela Clientes, podemos configurar para o banco de dados atualizar, automaticamente, todos os Códigos do Cliente na Tabela Pedidos, de tal maneira que não fiquem Registros Órfãos, isto é , registros de Pedidos com um Código de Cliente para o qual não existe mais um correspondente na Tabela Clientes. Essa ação é conhecida como "Propagar atualização dos campos relacionados".
Quando um Cliente for excluído da Tabela Clientes, podemos configurar para que o banco de dados exclua, automaticamente, na tabela Pedidos, todos os Pedidos para o Cliente que está sendo Excluído. Essa opção é conhecida como "Propagar exclusão dos registros relacionados".
Essas opções, conforme mostrarei logo em seguida, podem ser configuradas quando da Definição dos Relacionamentos (no exemplo prático mais adiante utilizarei o Microsoft Access, mas estes conceitos são válidos para qualquer banco de dados). Estas opções não são obrigatórias, isto é, podemos optar por não Atualizar ou não Excluir em cascata. A Opção de "Propagar atualização dos campos relacionados" é utilizada na maioria das situações, já a opção de "Propagar exclusão dos registros relacionados" deve ser estudada caso a caso. Por