sdfsdfsdfsdfsdf
QUESTÕES DE ARQUIVOLOGIA DO CESPE-UNB
Comentários: Professor Petronio Castro - Curso Exemplo.
01. (Cespe – Ministério da Integração – Assistente Técnico- Administrativo – 2009) - Os arquivos correntes são constituídos de documentos com pouca frequência de uso que, pelo valor informativo que apresentam, são mantidos próximos de quem os recebe ou os produz.
ERRADO - Arquivos correntes são os arquivos que guardam os documentos mais novos e mais utilizados pela instituição. No Arquivo Corrente os documentos possuem grande freqüência de uso, e possuem fim administrativo. A fase corrente é a fase em que os documentos são criados. Nesta fase os documentos tramitam bastante e são muito consultados. Os arquivos correntes se localizam nos próprios setores que produzem/recebem os documentos (Arquivos Setoriais) ou em locais próximos a estes (Arquivo Central/Geral). O erro do item está no termo 'com pouca frequencia de uso', pois no comentário ficou claro que os documentos do arquivo corrente possuem grande frequencia de uso.
02. (CESPE – SEPLAG/DFTRANS - Analista de Transportes Urbanos/Arquivista - 2008) Guarda temporária é sinônimo de arquivo intermediário.
CERTO - Os documentos ficam no arquivo intermediário aguardando a sua destinação final, ou seja, sua permanência é transitória (temporária). É comum associarmos diretamente Arquivo intermediário a Guarda temporária, funcionando como sinônimos dentro da arquivologia.
03. (CESPE – Defensoria Pública da União - Arquivista – 2010 - Adaptada) Os arquivos intermediários são formados por documentos semiativos, que não precisam ser mantidos próximos aos usuários diretos.
CERTO - Os arquivos intermediários são os Arquivos que guardam os documentos com pouca frequencia de uso, mas que ainda possuem fim administrativo para a instituição ou pessoa que mantêm o arquivo. O Arquivo Intermediário também pode ser denominado por LIMBO ou
PURGATÓRIO. O arquivo intermediário perrmite