HSST
UFCD – 19 – “Noções Básicas de Higiene e Segurança no Trabalho”
Trabalho Portefólio Reflexivo Aprendizagens executado por Carlos Silva
Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.
A Segurança do Trabalho estuda diversas disciplinas como Introdução à Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações, Comunicação e Treinamento, Administração aplicada à Engenharia de Segurança, O Ambiente e as Doenças do Trabalho, Higiene do Trabalho, Metodologia de Pesquisa, Legislação, Normas Técnicas, Responsabilidade Civil e Criminal, Perícias, Proteção do Meio Ambiente, Ergonomia e Iluminação, Proteção contra Incêndios e Explosões e Gerência de Riscos.
As empresas evoluíram o pensamento sobre Segurança, Medicina e Higiene no trabalho a partir do momento que perceberam o auto custo que a falta desses elementos trazia para empresa, ficando claro que investir em segurança é mais barato do que arca com acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.
O Decreto Lei de HSST é nº 441/91 de 14 Novembro, os artigos mais importantes são do 8 à 15, são os princípios básicos para os trabalhadores e empregadores. A lei garante o bem estar físico e emocional aos funcionários uma garantia inegável. Mas existem empresas que independente da lei tem uma preocupação pelos seus colaboradores sendo sensíveis ás necessidades e aos diretos do trabalhador. Essas empresas além de contribuir para demonstrar que é socialmente responsável, protege e reforça a imagem de marca e o valor da marca da empresa, ajudar a aumentar a produtividade dos trabalhadores, reforça o compromisso dos trabalhadores para com a empresa, cria mão de obra mais competente