Hsst
Higiene e Segurança no Trabalho e Ambiente – HSTA7 “Sistemas de Gestão Integrada” “Sistema de Gestão Ambiental”
Aluna: * Carina Bastos nº2113
Disciplina: AMART
Módulo: 12
Professor: Arcélio Sampaio
Vila Nova de Famalicão
2012/2013
Índice Introdução 3 Conceito de Sistema de Gestão Ambiental (SGA) 4 Objetivos do SGA 4 Processo de implementação de um SGA 5 Certificação do SGA 6 Benefícios e Custos da Implementação de um SGA 6 Componentes da gestão empresarial evidenciando a componente ambiental 7 Conclusão 8 Bibliografia 10
Introdução
Este trabalho contém todas as informações acerca do Sistema de Gestão Ambiental, tal como os seus objetivos, a sua definição, a implementação e os seus benefícios.
A gestão ambiental não é um conceito novo nem mesmo uma necessidade nova. O homem sempre teve de interagir responsavelmente com o meio ambiente. Nos casos em que tal não ocorreu, o homem teve de enfrentar as consequências nefastas da sua atuação.
A acumulação indiscriminada de resíduos que se verificou na Idade Média, com a consequente poluição da água e do ar, resultou em gravíssimos problemas de saúde pública. A industrialização veio agravar este problema ao contribuir de forma bastante acentuada para a poluição do meio ambiente. Desde a 1.ª Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente Humano (Conferência de Estocolmo) em 1972, o ambiente, e especialmente a relação entre ambiente e empresas, transformou-se num tema cada vez mais importante de política pública e de estratégia de negócios.
As normas da série ISO 14000 sobre a gestão ambiental são internacionalmente reconhecidas. A norma ISO 14001 relativa ao sistema de gestão ambiental foi também adotada como norma europeia (EN ISO 14001) tendo por isso sido abolidas normas europeias similares (caso da BS 7750). As normas da série 14000 são normas de gestão que não se aplicam a um tipo específico de sector ou empresa, mas dão orientações sobre aspetos fundamentais da