HSST
Classificação dos riscos ambientais
Podem ser divididos em 3 grandes grupos:
Riscos Físicos
Riscos Químicos
Riscos Bioloógicos
A presença de agentes agressivos nos locais de trabalho representam um sério risco, mas não implica que os trabalhadores expostos venham a contrair alguma doença. Para que isso aconteça, tem que se ter em consideração os seguintes factores:
Tempo de exposição – Quanto maior o tempo de exposição, maiores são as probablidades de contrair uma doença de trabalho.
Concentração ou intensidade dos agentes ambientais – Quanto maior a concentração dos agentes agressivos presentes no ambiente de trabalho, maior a possibilidade de danos a saude dos trabalhadores expostos.
Caractristicas dos agentes ambientais – As caracristicas especificas de cada agente também contribuem para a difinição do seu potêncial de agressividade.
Estudo do ambiente de trabalho:
O estudo do ambiente de trabalho, tendo como objectivo establecer a relação entre esse ambiente e possíveis danos á saude dos trabalhadores implica o levantamento de condições ambientais de trabalho.
Um levantamento pode dividir-se em duas partes:
Primeiro: Levantament qualitatitvo.
Segundo: Levantamento quantitativo.
Levantamento qualitativo
O estudo qualitativo das condições de trabalho tem como objectivo juntar, em relatório final, o maior número possível de informações e dados necessários, afim de serem fixadas as linhas de ação a serem seguidas no levantamento quantitativo.
Este estudo, deve dar informação detalhada sobre:
Número de trabalhadores;
Horários de trabalho;
Matérias primas usadas, incluindo nome comercial e nome cientifico;
Maquinarias e processos;
Tipos de energia usada para a transformação de materiais;
Produtos acabados;
Ventilação existente;
Tipo de iluminação;
Presença de poeiras, fumos...;
Cursos de EPI'S por parte dos trabalhadores.