hotelaria
Orientadora: Daniela Damo
2013
INTRODUÇÃO
Lixo é todo material descartável que já foi utilizado, entretanto com a nova moda da reciclagem esse lixo é reaproveitado tornando assim um produto que pode ser usado novamente. Reciclagem é transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo, além de preservar o meio ambiente evitando a poluição da água e do solo também gera riquezas. Os materiais mais reciclados são: vidro, alumínio, papel e o plástico. Onde podem ser classificados em orgânicos e inorgânicos.
LIXO ORGANICO
O QUE É? É todo resíduo que tem origem animal ou vegetal, ou seja, que recentemente fez parte de um ser vivo. Neles podem-se incluir restos de alimentos, folhas, sementes, restos de carne e ossos, papéis, madeira (palito de dentes) etc. Esse tipo de lixo é considerado poluente e malcheiroso, devido à decomposição destes produtos. Caso não haja um mínimo de cuidado como armazenamento desses resíduos, cria-se um ambiente propício ao desenvolvimento de organismos (bactérias, fungos, ratos, baratas e moscas) que muitas vezes podem causar doenças. O lixo orgânico pode ser separado e usado como adubo ou utilizado para a produção de certos combustíveis a partir da bi gasificação.
EXEMPLOS DE LIXO ORGÂNICO: restos de alimentos, borra de café, guardanapos, toalhas de papel, palitos de dentes, etc..
LIXO INORGÂNICO
O QUE É? inclui todo material que não possui origem biológica, ou seja, que foi produzido através de meios humanos, como plásticos, metais e alumínios, vidro etc. Lixo seco (sem umidade) muito do lixo inorgânico possui um grande problema: quando jogado diretamente no meio ambiente, sem tratamento prévio, demora muito tempo para ser decomposto. Plástico, por exemplo, é formado por imensas moléculas contendo milhares de átomos, o que torna difícil a