hospitalidade
O termo Hospitalidade, segundo definições do dicionário, refere ao ato de acolher e receber um hóspede em sua casa.
A origem do termo hospitalidade deriva de asilo, albergue, uma antiga palavra francesa que significa dar ajuda/abrigo aos viajantes, que teve sua origem na Grécia e em Roma, por volta de 1700 a. C., nas tavernas onde já se fazia menções à hospitalidade (WALKER,2002).
A palavra Hospitalidade, ou melhor, o ato de hospedar, acolher o outro, agregá-lo a uma sociedade que difere de suas origens; surgiu antes mesmo do aparecimento do Turismo. Jones & Lockwood (2004) relatam o surgimento da hospitalidade da seguinte forma:
Em Roma foi desenvolvido uma série de operações de hospitalidade relacionadas ao ato de comer, beber e acomodar. As poucas pessoas que tinham condições de viajar, ou viajavam, como o Rei, hospedavam-se em castelos mais próximos à custa da nobreza local. Os mosteiros, as abadias e as propriedades privadas eram utilizados para alojar a pequena quantidade de viajantes (Jones & Lockwood 2004).
Para Gotman (2001) “A hospitalidade é um processo de agregação do outro à comunidade e a inospitalidade é o processo inverso.”
História: Um modo de hospitalidade
Haviam dois comerciantes que se correspondiam sem se conhecer pessoalmente. Um vivia em Benares e o outro, numa remota aldeia na fronteira.
O comerciante rural enviou uma grande caravana a Benares, com quinhentas carroças carregadas com frutas, legumes e outros produtos, recomendando a seus empregados que vendessem todos os produtos com ajuda do seu amigo em Benares.
Quando eles chegaram na grande cidade, foram diretamente procurar o comerciante. Eles lhe deram os presentes que seu amo enviou. Contente, o comerciante de Benares ofereceu-lhes hospedagem em sua própria casa e até lhes deu dinheiro para várias despesas. Ele os tratou com a melhor hospitalidade, perguntou sobre a vida do seu amigo