Hormonios afetados pelo treinamento de força
Professor: Silmar Zanon
Disciplina: Musculação
Trabalho equivalente à aula do dia 13/08.
1) Quais os hormônios que são afetados por treinamento de musculação ( força)?
Os hormônios são parte fundamental no processo de hipertrofia muscular. De forma geral, aumentos nas concentrações hormonais desencadeiam uma série de eventos em nosso organismo como, por exemplo, o aumento da atividade de determinados receptores dentro e na membrana das células musculares.
Um estímulo (neste caso o treinamento com pesos) ocasiona respostas agudas (hormonais e metabólicas) o que irá desencadear aumento na síntese protéica. Com os estímulos sucessivos há uma adaptação crônica (acarretando aumento da secção da área transversa do músculo e aumento da força muscular.Todas essas adaptações são influenciadas por fatores exógenos e endógenos (idade.sexo, genética, nível de treino, nutrição e variáveis de treino)
Para nós, os hormônios de maior interesse de estudo são: a testosterona (TST), o hormônio de crescimento (GH), a insulina, o IGF-1 e o cortisol pois eles estão diretamente relacionados com o processo de anabolismo e catabolismo muscular
2) Quais os efeitos de cada um deles?
ESTOSTERONA: Evidências científicas apontam a TST como um dos principais hormônios anabólicos do organismo. Ele é secretado nos testículos pelas células de Leydigvia hipotálamo e glândula pituitária anterior (KRAEMER E RATAMESS 2005).
Em conjunto com o GH, este hormônio contribui para o crescimento muscular através do aumento da síntese e diminuição da degradação protéica (CREWTHER 2006). A produção de testosterona é controlada pela glândula pituitária anterior. Este hormônio estimula as células de leydig a produzirem esperma nos testículos. A TST tb está relacionada com o processo de hipertrofia muscular.
HORMÔNIO DO CRESCIMENTO (GH): O GH é outro conhecido hormônio relacionado ao processo de hipertrofia muscular.
Sua ação está relacionada no aumento da síntese protéica e