educação fisica escolar
TREINAMENTO DESPORTIVO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Turma: Acaraú
Disciplina: Treinamento Cardiorrespiratório
Professora: Patrícia Guimarães
Aluno: Francisco Solon de Araújo Neto
Perguntas sobre o sistema respiratório.
01. Mencionar os músculos respiratórios da inspiração em repouso e durante o exercício. Será que eles são afetados pelos programas de treinamento com exercícios?
R. Os músculos afetados em repouso são: o diafragma e os intercostais externos. Durante o exercícios são: Intercostais externos, esternocleidomastoideos, serráteis anteriores e os escalenos. Sim, porque com exercício as circulações de sangue nos músculos são mais intensas, necessitando assim de mais oxigênio. E os diversos músculos da respiração auxiliam tanto na inspiração quanto na expiração, o que requer mudanças na pressão dentro da cavidade torácica. Os músculos da respiração trabalham para mudar esta pressão, através da alteração das dimensões da cavidade torácica. Os músculos acessórios são o subclávio esternocleidomastóideo (puxa a clavícula e o osso esterno para cima para aumentar a cavidade torácica superiormente), os músculos escalenos(três músculos escalenos ajudam a elevar as duas costelas mais superiores)e o peitoral menor. Músculos inspiratórios: A função deles é produzir o aumento da caixa torácica.
02. Definir volume corrente, frequência respiratória, capacidade vital, volume residual, e capacidade pulmonar total. Como são modificados o volume corrente e a frequência respiratória durante uma sessão de exercícios?
Volume Corrente (VC): É o volume de ar que se movimenta no ciclo respiratório normal em repouso, ou seja: é a quantidade de ar que está entrando e saindo do seu pulmão enquanto você lê este texto.
Frequência respiratória: é o número de ciclos respiratórios ( inspiração e expiração) que o organismo realiza involuntariamente por minuto
Capacidade Vital (CV): Representa o volume de ar que você é capaz de mobilizar