Fisiologia do Exercício em Médias e Grandes Altitudes
Definições básicas
1.1.
A Potência Anaeróbica
A potência anaeróbica é a capacidade que o organismo humano tem para obter energia durante a realização de atividades físicas de curta duração e de alta intensidade.
A produção de potência anaeróbica se encontra limitada pela taxa que a energia é entregue (produção de ATP) para a contração muscular (utilização do ATP), ou seja, é a taxa da transformação de energia química em trabalho mecânico realizado pelo musculo.
A obtenção desta energia se alcança através de dois sistemas: o metabolismo anaeróbico (sistema ATP-CP) e o metabolismo anaeróbico (Glicólise anaeróbica).
1.2.
Capacidade vital
A capacidade vital (CV) é a quantidade máxima de ar que pode se espirar forçadamente desde os pulmões, depois de uma inspiração máxima. Ela corresponde ao volume de ar mobilizado em uma inspiração máxima por uma expiração máxima, isto alcança aproximadamente 6L, o qual pode ser maior ou menor dependendo principalmente do tamanho do tórax, da idade e do sexo.
1.3.
Transporte de oxigênio no sangue
O oxigênio se dissolve no plasma, mas como é pouco solúvel, é transportado no sangue ligado a hemoglobina, uma proteína presente nas hemácias que além de carregar o oxigênio também é uma reguladora do ph sanguineo. Cada molécula de hemoglobina possui quatro sítios de ligação para o O2 e a ocupação total ou parcial desses sítios depende da concentração de O2 sanguínea.
O sangue que deixa os pulmões possui 95% das hemoglobinas ligadas ao O2. Esse sangue difunde-se pelos tecidos onde o O2 se desprende da hemoglobina e passa para os tecidos. A mioglobina, também uma proteína, é encontrada em maior quantidade nos músculos. Ela possui uma afinidade muito mais ao oxigênio do que a hemoglobina. Quando a mioglobina recebe o O2 da hemoglobina ele se liga a ele e o libera em condições onde a presença de oxigênio é muito baixa, para ele ser utilizado pelas mitocôndrias das células musculares, funcionando assim como um reservatório natural de