Homossexualismo e aborto
Faculdade de Direito
Disciplina: Teologia
Professor: Josival
Aluno: Marcelo Vinícius de Oliveira Gomes
Turma: 21
Posicionamento teológico das Religiões sobre alguns temas polêmicos.
Apresentação:
Durante a segunda unidade foram apresentados e discutidos em sala diversos temas polêmicos. Polêmicos porque dividem opinião de pessoas, apresentam argumentos a favor e contra, e isso afeta campos como a Religião e o Direito.
Esses temas são: Pena de Morte, Clonagem e Transgênicos, Homossexualismo, Ecologia, Racismo, Prostituição, Drogas, Eutanásia e Aborto.
Durante os debates, algumas dúvidas foram esclarecidas e pudemos constatar que entre nossos colegas há grandes divergências acerca destas questões.
A seguir estarei apresentando a opinião de determinadas religiões a respeito do Homossexualismo e do Aborto.
HOMOSSEXUALISMO
O termo homossexual significa “do mesmo sexo”, ou seja, refere-se a indivíduos que têm interesse pelo mesmo sexo.
Veremos agora a posição de duas religiões sobre o assunto:
Budismo
Os budistas são indiferentes ao homossexualismo, eles não condenam e não apóiam, eles defendem que cada um tem o direito de viver sua vida como bem entendem, contanto que respeitem o próximo. Assim como eles acreditam que os homossexuais também merecem respeito. Toda pessoa é responsável por seus atos e não cabe a ninguém julgar.
Cristianismo
A homossexualidade é criticada pelo cristianismo, pois é avaliada como uma ordem contrária à vontade, à ordem natural de Deus. Os cristãos sustentam que nenhum outro tipo de vivência sexual -que não seja a de homem e mulher- pode ser natural ou moralmente aceitável. Há alguns teólogos cristãos que discordam deste propósito, no entanto não é regra.
A seguir, texto bastante interessante que aborda o tema de Homossexualidade direcionada sobre o ponto de vista das diversas religiões.
Religião e Homossexualidade por Ferdinando Martins
Não é difícil encontrar na mídia