Filme Confissões de Adolescente
Conceito Adolescência: A adolescência é caracterizada pela fase que vem depois da infância e antes da juventude. Esse período começa por volta dos doze anos e termina por volta dos dezoito. É um período em que o indivíduo sente prazer de manifestar seus gostos e preferências de forma exagerada. É uma fase cheia de questionamentos e instabilidade, que se caracteriza por uma intensa busca de si mesmo e da própria identidade, os padrões estabelecidos são questionados, bem como criticadas todas as escolhas de vida feita pelos pais, buscando assim liberdade e auto-afirmação.
Conceito de Puberdade: A puberdade implica em alterações tanto no corpo feminino, quanto no masculino. Nos garotos, ocorre o crescimento de pelos pubianos e nas axilas. Aumento do pênis e testículos, alterações e engrossamento de voz e a primeira ejaculação. Nas meninas, o surgimento da menarca (1ª menstruação), desenvolvimento das glândulas mamárias, crescimento de pelos pubianos e nas axilas e aumento dos quadris. Nos dois organismos, acontecem as primeiras etapas da fase de reprodução humana. Logo, inicia-se o amadurecimento do comportamento pessoal, a atratividade pelo sexo oposto e o contato com a sexualidade.
A adolescência é um marco de transformação muito discutido. Entretanto o filme tem como ponto de partida uma outra mudança, a da realidade de uma família, o que provoca boas oportunidades de novas descobertas para todos. O choque de realidade dá lugar para novas necessidades, tornando possível que novos valores sejam conhecidos. Diante da nova situação, a família passa a o olhar o mundo por outro ângulo. O filme abre um diálogo claro com os jovens, preenchendo uma lacuna onde diversas dúvidas surgem e consequentemente não encontram espaço para discussão. Sendo assim, temas são explorados no filme, como:
Sexualidade: A sexualidade influencia pensamentos, sentimentos, comportamentos, interações e é na adolescência que se evidenciam os comportamentos sócio afetivos e