Obrigada por fumar
Nick Naylor é o porta-voz principal da indústria do tabaco.
Sua missão é convencer a população de que os males provocados pelo fumo não são tão perigosos. Para o convencimento da sociedade acontece, ela desfruta da mídia, participando de debates, programas de entrevista e ainda consegue uma cena em um filme que os atores fumem pós-sexo propagando o habito do fumo.
Argumenta de forma carismática e sempre colocando na mesa o livre arbítrio. Cada um tem o poder de escolha e sabe de si, portanto, quem quiser fumar, que fume, você será sempre o grande responsável.
“Obrigada por fumar” fala basicamente do poder da argumentação e do apelo à imagem para promover adesão às ideias que interessam a determinadas pessoas.
Segundo Nick Naylor é possível defender qualquer coisa utilizando somente o poder das palavras: “Argumento corretamente e nunca estará errado”
Ao longo de todo filme Nick consegue, através da sua incrível capacidade de argumentação, inverter situações completamente adversas à entidade em que trabalha. Um exemplo disso e a primeira cena, passada num programa de auditório, em que um adolescente com câncer e representantes de grupos “anti-fumo” se encontram para um debate no qual ele é o único a defender o cigarro. Apesar da animosidade da plateia, ele conseguiu convencer o público de que a indústria do cigarro se preocupava com a saúde das crianças e dos adolescentes, e que pretendia reduzir ao máximo os danos patrocinando uma campanha de conscientização para esse público-alvo.
É possível perceber que suas técnicas são muito utilizadas por pessoas com boa capacidade de se comunicar, por exemplo, ele utiliza a linguagem corporal, as expressões faciais e as inflexões de voz quando está tentando convencer a audiência. Ele consegue conduzir as pessoas por seu raciocínio apresentando as ideias de forma tão lógica, que inevitavelmente elas concordam que o que está sendo dito faz sentido, começando com os pontos comuns entre ele