Configurando um servidor dns
Leonardo Souza1, Ronivon Rodrigues2
1Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Campus Inhumas
Resumo. Este artigo descreve os passos necessários para instalação e configuração da ferramenta BIND para manipulação de servidores DNS.
1. INTRODUÇÃO
1.1O que é DNS (Domain Name System)?
O DNS (Sistema de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído operando segundo duas definições:
Examinar e atualizar seu banco de dados.
Resolver nomes de domínios em endereços de rede (IP`s).
2. Servidores de DNS
Os serviços de DNS da internet são, em poucas palavras, grandes bancos de dados espalhados em servidores localizados em várias partes mundo. Quando você digita um endereço em seu navegador, como www.google.com.br, seu computador solicita aos servidores de DNS de seu provedor de internet (ou outros que você tenha especificado) que encontre o endereço IP associado ao referido domínio. Caso estes servidores não tenham esta informação, eles se comunicam com outros que possam ter.
Primeiramente temos o servidor raiz (root server), que pode ser entendido como o principal serviço de DNS e é representado por um ponto no final do endereço, como mostra o seguinte exemplo: www.google.com.
Repare que se você digitar o endereço exatamente como está acima - com ponto no final - em seu navegador, o programa encontrará o site normalmente. No entanto, não é necessário incluir este ponto, já que os servidores envolvidos já sabem de sua existência.
A internet conta com treze servidores raiz, sendo que dez se localizam nos Estados Unidos, dois na Europa (Estocolmo e Amsterdam) e um na Ásia (Tóquio). Quando uma falha, os demais conseguem manter o funcionamento da rede sem maiores complicações.
A hierarquia é seguida com domínios que conhecemos bastante, como .com, .net, .org, .info, .edu, .br, .me e várias outros. Estas são chamadas de gTLDs (Generic Top Level Domains - algo como