Laranja mecânica
O título original “Clockwork Orange”, significa “Laranja com Mecanismo de Relógio”. O título refere-se, pois a um mecanismo de relógio, “clockwork”, algo que nos remonta a uma visão mecânica, artificial, robótica da qual se pode condicionar o comportamento humano. Quanto a “orange” – laranja, leva-nos, particularmente, a ver semelhança, no inglês, com a palavra “orang – utan”, ou seja, um macaco (no caso alaranjado, mesmo), uma criatura, um animal. O filme é, por isso, uma alusão ao procedimento behaviorista, onde o ser humano é classificado como um ser programável; um verdadeiro animal domesticável.
Q2: Recorrendo a cenas do filme, tese comentário crítico à perspetiva behaviorista do comportamento segundo o qual é possível prever o comportamento.
O filme conta a história de Alex, um jovem que não estuda, não trabalha e que, juntamente com a sua gang de criminosos, pratica assaltos, estupros e assassinatos.
Alex não aprende a viver de acordo com as normas sociais por ser fruto de uma sociedade doente. Juntamente com o seu bando, Alex pratica uma série de crimes e certa vez é preso e condenado a 14 anos de prisão.
O Estado, numa tentativa de mostrar-se ainda eficaz, lança o método Ludovico que consiste na recuperação de presos para que retornem ao convívio social. A técnica baseia-se no behaviorismo, um campo da psicologia que afirma, segundo John B. Watson, que o comportamento é condicionado através do estímulo/resposta, principalmente quando o indivíduo sofre alterações no sistema glandular e locomotor.
Em Laranja Mecânica, Alex é submetido a sessões de tortura que, graças a uma substância que lhe é injetada, o fazem vomitar quando este assiste a cenas de sexo e de violência extrema. As sessões de tortura são repetidas inúmeras vezes até que o organismo de Alex não mais necessite da substância e reaja com náuseas automaticamente quando assiste às cenas.