HOMENS DE HONRA
Carl Brashear é um jovem negro determinado a conquistar seus objetivos. Filho de um agricultor de Kentucky, Carl deixa a casa dos pais em busca de uma vida melhor. “Nunca desista, seja o melhor!”, essas foram às palavras de despedida de seu pai, e Carl leva essas palavras para sua vida, alista-se na Marinha e constata que os negros só trabalhavam na cozinha do navio e que tem dias de banho estipulados, um dia é flagrado nadando fora do dia determinado e demonstra sua habilidade de nadador concorre a um lugar de mergulhador.
Apesar de constantemente testado, com esforço e determinação após 2 anos de tentativa ele consegue chegar à escola de mergulho onde se encontra com o oficial responsável pela formação de mergulhadores, que o trata com desprezo e desrespeito, mas que com o passar do tempo os dois homens constroem uma relação de respeito e admiração e mesmo após perder uma perna para salvar os companheiros ainda assim persiste e é obrigado a carregar a roupa de mergulho demais de 100 kg para provar que pode continuar na profissão, agora apoiado pelo seu ex chefe. Conseguindo assim consegue a mais alta patente da Marinha dos Estados Unidos.
Keulyn Dall’agnol, 202
DIAMANTE DE SANGUE
"Diamante de sangue" é a expressão que qualifica a exploração de países em crise às custas de vidas humanas para se tornarem objeto de um complexo esquema de contrabando.
O filme conta a história da guerra civil (1991 - 2002) em Serra Leoa, um país do oeste africano. Os conflitos se dão entre o governo e a força unida revolucionária (FUR), que lutam entre si pelo controle da produção de diamantes do país.
A trama não se aprofunda em questões políticas e, sim, nos motivos econômicos que deram origem aos conflitos armados a ponto de financiar a guerra naquele país, quais sejam, a apropriação das riquezas naturais africanas por filhos do capitalismo, cuja premissa é o lucro, com o conseqüente monopólio